A FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR

A atuação do Fonoaudiólogo em escolas regulares vem se ampliando a cada ano com a atuação em conjunto com a equipe pedagógica, na estimulação de alunos e orientações a pais.

Ao ser inserido na equipe escolar, a função do Fonoaudiólogo é a de transmitir conhecimentos da sua área com o objetivo de facilitar a detecção precoce de possíveis alterações fonoaudiológicas em seus alunos e de auxiliar a formulação de planejamentos de aula.

Com os alunos, o trabalho é de estimulação e triagem para detectar possíveis distúrbios nas crianças nas áreas de audição, linguagem nas modalidades oral e escrita, voz e motricidade oral para que sejam precocemente encaminhados para terapia fonoaudiológica.

No trabalho com os pais, o objetivo é de orientar e informar acerca do desenvolvimento dos aspectos fonoaudiológicos, como a aquisição da fala, por exemplo, como também dos distúrbios inerentes ao desenvolvimento, como a troca de letras na fala (dislalia), por exemplo.

É importante informar que na escola regular, o fonoaudiólogo atua apenas de forma preventiva e, portanto, não compete a ele realizar terapia fonoaudiológica.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013