CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO - PARTE II

A Fonoaudiologia atua com pacientes que tenham sido acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço nos períodos pré e pós-cirúrgico. O fonoaudiólogo também atua nas sequelas pós-radioterapia e pós-quimioterapia. Em todos esses casos visam-se reabilitar os possíveis comprometimentos de voz, fala e deglutição, sendo este último o primordial do processo terapêutico.

No atendimento pré-cirúrgico, o fonoaudiólogo esclarece dúvidas e fornece informações ao paciente e seus familiares sobre as dificuldades de fala, voz e alimentação que podem decorrer do tratamento e também esclarece como será o processo de reabilitação fonoaudiológica.

No pós-operatório, o fonoaudiólogo reforça as informações fornecidas no período pré-cirúrgico, informando o paciente quais os aspectos e as dificuldades provisórios e definitivos, reforçando que a atuação fonoaudiológica poderá ajudá-lo nas mudanças que forem definitivas.

A terapia fonoaudiológica se inicia na maioria dos casos após a segunda semana de pós-operatório, fase em que a cicatrização já está completa, ou após a alta hospitalar.

O acompanhamento fonoaudiológico é realizado também durante a radioterapia e a quimioterapia, respeitando sempre os limites do paciente durante esse período.

Em todos esses casos, reabilitamos a voz, a fala e a deglutição da pessoa acometida pelo câncer através de exercícios específicos para cada caso, sempre com o objetivo de oferecer qualidade de vida para o paciente.

Não se pode esquecer que a participação da família no processo de reabilitação é de extrema importância, não apenas para dar apoio nos momentos difíceis e auxiliar o paciente, mas também para participar das decisões sobre o tratamento.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013