CAMPANHA "ESTE LADO PARA CIMA"

Pastoral da Criança lançou uma campanha nacional com o objetivo de esclarecer a população sobre os riscos da morte súbita. Ao apresentar um bebê dormindo de barriga para cima com a frase “este lado para cima” impressa, a campanha orienta que essa seria a melhor posição para o bebê dormir sem correr risco de morrer.

A morte súbita acomete crianças menores de 1 ano de idade que morrem durante o sono de forma inesperada e sem explicação. Muitas dessas mortes ocorrem porque o bebê dormindo de barriga para baixo pode se sufocar, respirando parte do ar que deveria ser eliminado.

No entanto, é importante ressaltar que não são todos os momentos que o bebê deve ser posicionado no berço de barriga para cima. Logo após a alimentação (seja no seio materno ou papinhas) o bebê deve ser deitado de lado, isto porque episódios de refluxo, mesmo que isolados, podem fazer a criança sufocar com o alimento que retorna por algum motivo do estômago.

De acordo com a Pastoral da Criança, há outros meios de se evitar a morte súbita:
- não agasalhe demais o bebê;
- deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas;
- deixe fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos;
- a temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado;
- o bebê deve dormir sozinho em sua própria cama ou berço e não na cama de seus pais ou com outras crianças.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013