MÉTODO MÃE-CANGURU

O Método Mãe-Canguru foi desenvolvido com o objetivo de cuidar de bebês prematuros e bebês nascidos com baixo peso. Nesse Método, mãe e bebê ficam em contato pele-a-pele por tempo indeterminado, onde, nesse ninho criado entre mãe e bebê, há troca de calor, amor e pode possibilitar uma recuperação mais rápida do recém-nascido.

Nesse Método, os pais também participam, aumentando assim o vínculo do bebê não só com a mãe, mas também com o pai. O posicionamento do bebê no colo é realizado na posição vertical, sendo ele envolto por um pano fazendo uma espécie de bolsa, como as bolsas dos cangurus, daí surgiu o nome do método em questão.

A posição Canguru possibilita manter as vias aéreas livres, evitando o risco de uma possível apnéia e possibilita uma menor ocorrência de refluxo. Além disso, a troca de calor que ocorre no contato com a pele dos pais permite a manutenção de temperatura adequada do corpo de bebê.

Bebês prematuros precisam do afeto e carinho dos pais para se desenvolver bem. O Método Mãe-Canguru é uma prova de amor.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013