ESCOLA BILÍNGUE

As crianças tem muita facilidade em aprender, seja uma brincadeira com os amigos ou um novo idioma. Matricular seu filho numa escola bilíngue tem vantagens e desvantagens que devem ser cuidadosamente analisados pelos pais.

A facilidade no aprendizado das crianças acontece porque o cérebro delas se desenvolve rapidamente e tal rapidez é cada vez mais aproveitado pelos pais no aprendizado de uma segunda língua. As vantagens de se matricular uma criança pequena numa escola bilíngue estão relacionadas à facilidade no aprendizado e pelo início dos estudos de um novo idioma antes dos 12 anos, idade em que a facilidade nesse tipo de aprendizado decai gradativamente.

As desvantagens, segundo alguns profissionais, estão no início precoce de tal aprendizado, pois muitas crianças são matriculadas quando bebês. Como nem todas as crianças possuem a mesma facilidade no aprendizado, algumas podem, por exemplo, distorcer fonemas da fala materna que ainda estaria em fase de aprendizado ou confundir conceitos das línguas que estão sendo adquiridas. Para se evitar possíveis problemas na língua materna, o aprendizado de um novo idioma deveria iniciar por volta dos 4 anos de idade, fase em que a criança já adquiriu os fonemas e conceitos da língua materna, o que não prejudicaria a aquisição da língua.

Esteja atento ao seu filho. Quaisquer dificuldades na fala durante sua aquisição, procure um fonoaudiólogo.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013