A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

A mastigação é uma função fundamental do processo nutricional, pois ela nos permite ter uma digestão equilibrada, sem alterações e distúrbios como a azia e a má digestão, por exemplo. No entanto, nem todas as pessoas realizam os movimentos corretos para uma mastigação eficaz.

O alimento ao ser mastigado movimenta diversos músculos da face, os quais são responsáveis pela movimentação do bolo alimentar para os dois lados da boca com a lateralização da língua, manutenção do alimento dentro da boca e movimentação da mandíbula. Esses movimentos se não forem coordenados geram desarmonias no rosto, como um lado da face maior do que a outra, dores nas articulações temporomandibulares, dores de cabeça e até desenvolvimento ósseo maior de um lado do que do outro.

Para uma boa mastigação, é importante estar atento ao ato mastigatório, dedicando um determinado tempo às refeições, fazendo com que o momento de se alimentar seja prazeroso, evitando assistir à televisão, por exemplo, apreciando o alimento, seu sabor. Assim, sua musculatura facial estará equilibrada, além da sensação de saciedade ser mais rápida. Quaisquer dúvidas, procure seu dentista e um fonoaudiólogo.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013