O ENGATINHAR

Engatinhar é uma das fases mais incríveis para o bebê. É uma fase de descobertas, onde o “mundo se abre” com explorações de todas as formas: conhecendo novos espaços, texturas, cheiros. No entanto, esse mundo de descobertas tem sido limitado pelos vários objetos, como cadeirinhas, à venda no mercado que delimitam a liberdade da criança.

O desenvolvimento do raciocínio e motor é bastante estimulado com o engatinhar. A estimulação da coordenação visual com desenvolvimento da movimentação ocular para diversos lugares é muito importante para o desenvolvimento futuro da leitura e escrita, o balanço do corpo com a troca de peso entre os braços e as pernas auxilia no desenvolvimento da delimitação de seu próprio corpo, do equilíbrio e da preparação da coluna para o andar.

Não necessariamente a criança que não engatinhou poderá desenvolver dificuldades no aprendizado. No entanto, a criança que engatinha aproveita mais seus brinquedos e tem uma ajuda maior no seu desenvolvimento pela exploração do ambiente.

Estimule seu filho a engatinhar. Forre o chão com um tecido da sua escolha caso seja necessário, deixe brinquedos ao seu redor e deixe que seu bebê tente alcançá-los. Esse interesse em pegar o brinquedo estimula o desenvolvimento motor e do raciocínio.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013