QUANDO DESFRALDAR?

O desfralde é visto para muitas pessoas como algo extremamente difícil, mas há meios que levem seu filho a ter interesse pelo penico ou pelo redutor de assento.

O desenvolvimento da linguagem da criança é fundamental nessa fase. É necessário que a criança consiga cumprir ordens e saiba pedir, que saiba a diferença entre xixi e cocô, que entenda para que serve a privada e tenha interesse por ela. É importante também que a criança tenha habilidade de tirar o short e a calcinha ou cueca sozinhos, além de conseguir esperar até a chegada ao banheiro após o pedido para ir ao banheiro.

O processo de tirar a fralda varia para cada criança, algumas são mais rápidas que outras, ou seja, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. Pode-se incentivar a criança dando tchau na hora da descarga, como também parabenizá-la por ter conseguido.

Constranger e brigar com a criança quando ela não conseguir segurar o xixi ou o cocô só atrapalha o desfralde. Nesses momentos, é importante que se converse com ela, dizendo que não há problemas e que ela conseguirá da próxima vez.

Outro ponto importante é que várias mudanças ao mesmo tempo não ajudam. Nova escola ou irmãozinho dificultam o processo e deve-se aguardar que ela se adapte à nova rotina para, então, iniciar o desfralde.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013