INCLUSÃO ESCOLAR E MEDIAÇÃO

Crianças especiais tem livre acesso às escolas regulares. No entanto, ainda há dificuldades por parte das escolas em conseguir dar atenção total e quase que exclusiva àquelas crianças. Por esse motivo, o fonoaudiólogo mediador escolar tem fundamental importância tanto no auxílio ao educando especial quanto à escola no sentido de passar o conteúdo programático de forma clara e objetiva.

Na escola, o mediador é um intermediário na passagem de informações do ambiente para a criança. Sua atuação não está restrita apenas à sala de aula, local em que o profissional atua ampliando a quantidade e qualidade de estímulos que a criança receberá no que se refere às disciplinas escolares, mas também em ambientes como o pátio escolar, por exemplo, atuando de forma a esclarecer as situações vivenciadas pela criança, seja no momento do lanche, auxiliando em caso de dificuldades motoras, ou então nos momentos de brincadeira, explicando as regras dos jogos.

A atuação do mediador também está relacionada aos professores, auxiliando na adaptação de materiais de ensino-aprendizagem elaborados pelo professor para toda a turma, mas que nem sempre podem ser utilizados pela criança, sendo necessário realizara algumas mudanças no material para facilitar a aprendizagem do aluno. É extremamente importante que fonoaudiólogos mediadores façam parte da rotina escolar de crianças com dificuldades de locomoção, de leitura, de concentração e de comunicação, por exemplo, para que não haja prejuízos ao aprendizado da criança especial.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

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