DISFONIA INFANTIL

A disfonia é uma alteração da voz que pode ocorrer em adultos e crianças por diversas causas: infecções (gripes, por exemplo), alterações nas estruturas responsáveis pela produção da voz e por abuso vocal.

Na maioria dos casos, a disfonia infantil tem como causa o abuso vocal, o qual pode ser observado quando a criança grita muito, está exposta à fumaça de cigarro, pigarreia com frequência, alimenta-se inadequadamente (alimentos muito gelados, principalmente), faz barulhos diversos como, por exemplo, imita a voz do desenho animado preferido, cansa durante a fala ao ler um texto, vasos sanguíneos “saltam” no pescoço, indicando esforço.

Como consequência, nódulos podem aparecer nas pregas vocais e se faz necessário acompanhamento fonoaudiológico por meio de exercícios específicos para que a criança “reaprenda” a usar a voz e, assim, os nódulos formados pelo abuso vocal sejam absorvidos pelo organismo.

É importante ressaltar que toda rouquidão persistente por mais de 15 dias não é comum e deve-se procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013