CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO

Consciência fonológica é a capacidade em perceber e manipular os sons da fala e pode ser adquirida tanto espontânea quanto formalmente. Tal conhecimento contribui no processo de alfabetização, pois compreender a relação letra-som é crucial para o aprendizado da leitura e escrita.

O treino dessa habilidade se dá de forma lúdica, onde cantigas de roda e brincadeiras envolvem a criança e fazem com que haja participação ativa do aprendiz. As atividades envolvem percepção de rimas, identificação de sons iniciais, identificação de palavras, modificação dos sons ou sílabas criando novas palavras, reconhecimento que os sons da fala podem ser representados pela escrita dentre outros.

Tal habilidade metalinguística pode e deve ser estimulada em casa. A criança deve ser exposta à cantigas de roda, livros com rima, principalmente os de poesia ou de parlenda (versinhos infantis com rima fácil como, por exemplo, “Enganei um bobo / Na casca do ovo!”), brincadeiras realizadas oralmente (por exemplo, descubra quais palavras estão escondidas na palavra “sapato”).

Caso você verifique que seu filho ou seu aluno apresenta dificuldade na alfabetização, procure um fonoaudiólogo. Ele saberá como ajudar o aprendiz.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

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