QUANDO ENCAMINHAR SEU FILHO COM DIFICULDADES NA FALA PARA UM FONOAUDIÓLOGO?

A aquisição da linguagem na criança acontece desde bebê ao ouvir as pessoas à sua volta, ao chorar para “avisar” que está com fome ou está com a fralda suja. Dessa forma, a fala propriamente dita vai se desenvolvendo, por volta de 1 ano surgem as primeiras palavras e, até os 2 anos, iniciam-se as frases com 2 ou 3 palavras.

O desenvolvimento da fala da criança ocorre ao longo do tempo. Para simplificar a fala do adulto e, assim, facilitar o aprendizado, a criança utiliza regras específicas, as quais são ultrapassadas após um determinado período. Conforme diversos estudos na área, fixaram-se idades limites onde as crianças devem passar a falar corretamente fonemas específicos:

Processo de fala Idade limite
Avião – “vião” 2 anos e 6 meses
Cabelo – “babelo” 2 anos e 6 meses
Som –“tom” 2 anos e 6 meses
Carro – “cao” ou Rato – “ato” 3 anos
Viga – “vida” ou Caça – “taça” 3 anos
Vida – “viga” ou Taça – “caça” 3 anos e 6 meses
Raso – “rajo” ou São – “chão” 4 anos e 6 meses
Rajo – “raso” ou Chão – “são” 4 anos e 6 meses
Dura – “duia” ou Telha – “teia” ou Bala – “baia” 4 anos e 6 meses
Trem – “tem” ou “tlem”Flecha – “fecha” ou “frecha” 5 anos
Poste – “pote” ou Carta – “cata” 5 anos

Vale ressaltar que o ensurdecimento dos fonemas (falar “faca” em vez de “vaca”, “cola” em vez de “gola”, “doce” em vez de “doze”, por exemplo) nunca podem acontecer na fala da criança, pois tal processo não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem. Além disso, algumas alterações na fala, como descrito acima, podem alterar o significado da palavra dita, podendo modificar o significado da mensagem a ser transmitida pela criança.

Importante frisar que, com a mudança atual da classe de alfabetização para o 1º ano, onde as crianças têm em torno de 5/6 anos, é relevante que se busque ajuda especializada para aquelas crianças que não conseguiram aprender corretamente os fonemas da fala por si mesmas. Alguns aprendizes podem passar para escrita os erros da fala, prejudicando o aprendizado.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013