MAMADEIRAS E CHUPETAS, QUANDO TIRAR?

O ato de sugar está presente em todo bebê desde a vida intrauterina e permanece como um ato reflexo até o quarto mês após o nascimento. Por esse motivo, muitas crianças sentem a necessidade de permanecer sugando para satisfazer essa vontade e, assim, muitos pais recorrem ao uso da chupeta como forma de acalmar a criança e satisfazer essa necessidade, que muitas vezes não é suprida só com a amamentação.

No entanto, é importante saber que, apesar do benefício da satisfação da sucção, o uso da chupeta por um tempo prolongado pode acarretar problemas ortodônticos, respiratórios e até de desenvolvimento correto dos fonemas.

Para a retirada da chupeta, o limite de uso é até os 2 anos, pois ainda haverá chance de uma possível autocorreção de desarmonias que possam ter surgido nas arcadas dentárias, segundo os odontopediatras.

Quanto às mamadeiras, apesar de ser amplamente divulgada a importância da amamentação, algumas crianças por problemas específicos fazem uso da mamadeira.

O uso prolongado da mamadeira pode levar a uma hipotonia muscular, pois a criança não precisa se esforçar para sugar. Por esse motivo, é imprescindível que a mudança para oferta de líquidos em copinhos seja o mais rápido possível.

A retirada tanto da chupeta quanto da mamadeira deve ser realizada pelos pais e quanto mais tempo a criança permanecer com elas, maior será a dependência tanto física quanto emocional e mais difícil será a retirada.

Tal retirada pode ser por meio de trocas por objetos específicos que a criança goste, facilitando o processo. É importante frisar que não se deve devolver no primeiro pedido do filho. Deve-se ser forte e resistir aos pedidos.

Deixem seus filhos saudáveis, não prolonguem o uso de chupetas e mamadeiras.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013