Ortografia e Dificuldade na Leitura e Escrita

A leitura e a escrita são grandes aprendizados pelo qual as crianças passam ao longo da vida. Para tal, a criança desenvolve o domínio espacial da escrita, diferencia os traçados das letras, a relação grafema-fonema (letra-som), bem como compreende que há diferença entre a fala e a escrita.

No entanto, o aprendizado da língua escrita não é um processo natural como o falar, por exemplo. Há a necessidade de um ensino formal, onde se ensina tanto as relações grafofonêmicas (letra-som), bem como as regras específicas da língua portuguesa. A ortografia é um dos principais conteúdos a ser ensinado ao longo do Ensino Fundamental.

Os erros que surgem no decorrer desse aprendizado são inicialmente considerados normais, podendo refletir hipóteses de escrita que auxiliam as crianças a desenvolver a escrita, mas devem ser suprimidos no decorrer desse aprendizado. Caso isso não ocorra, pode ser um sinal de dificuldades no aprendizado da leitura e escrita e um profissional da área deve ser consultado para que uma avaliação específica seja realizada.

É importante que as crianças sejam observadas de perto desde o início da aquisição da leitura e escrita e das regras ortográficas. Não se deve demorar a encaminhá-las para avaliação específica. Quanto maior o tempo para a procura por um profissional, maiores serão as dificuldades que a criança poderá desenvolver.

Dúvidas para: fgafernanda@gmail.com

FERNANDA FERREIRA – CRFa 11161
Bacharel em Fonoaudiologia pela UFRJ, Pós-graduada em Psicomotricidade pela UCAM, Mestre em Psicologia pela UFRJ.
Telefone: 8152-9333 / 7852-0977

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