QUAIS OS BENEFÍCIOS DE FAZER PSICOTERAPIA?

O que leva alguém a procurar terapia? Você poderia responder que cada pessoa tem motivos únicos para fazê-lo. E estaria certíssimo (a) por dar tal resposta. No entanto, eu arriscaria dizer que existem dois motivos, se não comum a todos, no mínimo, à grande parte dos pacientes que buscam terapia: o desejo de conhecer a si mesmo objetivando melhorar a qualidade de vida. Mas será que isso é realmente possível?

Diversos pesquisadores têm se esforçado para comprovar cientificamente os efeitos positivos da psicoterapia no tratamento de diversos transtornos mentais e na contribuição da melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. E os resultados são animadores: cada vez mais se têm demonstrado os inúmeros benefícios que o paciente obtém ao se submeter a um processo psicoterápico. São exemplos de alguns desses benefícios: melhora da nossa autoestima e qualidade de vida, aumento do nosso autoconhecimento e autocontrole, potencialização de nossas habilidades e aprendizagem de novas, maior equilíbrio emocional, prevenção do aparecimento de transtornos ou doenças mentais e tratamento de transtornos já instalados.

No entanto, falar dos benefícios não é o mesmo que vivenciá-los. É necessário que cada pessoa sinta e veja em si mesmo os efeitos deste processo. Para isso, os primeiros passos são romper com alguns preconceitos em relação àterapia, desejar a mudança e buscar um psicólogo. Com o decorrer da psicoterapia, você perceberá em si mesmo os benefícios que o processo trará para a sua relação consigo mesmo, com os demais e com o mundo a sua volta.

Dúvidas para: anna.s.costa@hotmail.com

ANNA PAULA DA COSTA - CRP 05/46241
Bacharel em Psicologia.
Telefone: (21)98743-5747

P A T R O C I N A D O R E S
Quem Somos | Fale Conosco | Anuncie Aqui
© Copyright 2013